Compartilhe

Festa do Carmo
Muito linda, devota e concorrida esteve a festa de Nossa Senhora do Carmo.
Constou de uma solemnissima novena, á grande orchestra, na qual tomaram parte diversas senhorinhas da nossa melhor sociedade; solemne missa cantada, e majestosa procissão com numerosas irmandades, mordomas e anjos, e immenso povo.
Foi pregador o eloquente orador sagrado cônego Dr. Martins Ladeira, secretario do Arcebispado, que produziu dois bellos sermões, um ao Evangelho da missa cantada, e outro á entrada da procissão.
A orchestra, sob a batuta do maestro Tristão Junior, houve-se galhardamente merecendo francos elogios dos assistentes.
Tambem estiveram muito lindos os fogos de variegadas côres, por occasião da entrada da procissão.
Os leilões em beneficio da festa estiveram bastante concorridos, produzindo cerca de quinhentos mil réis.
Nossos parabéns ao revmo. sr. Frei Ambrosio d.d. prior do convento do Carmo, por ter visto sahir com tanto brilhantismo a primeira festa por elle promovida nesta cidade.

Martins Fontes
O inspirado e sympáthico poeta sr. Martins Fontes deu à sociedade culta Ituana a honra insigne de assistir a uma conferencia literaria, prendendo com magas e vibrantes palavras as almas dum auditório selecto que, pela força do “mágico instrumento” se deixava levar ás paragens, já do real colorido, já da phantasia atrahente.
Parecia-nos ouvir a um genio com arroubos de facúndia e d’amor de arte.
Apresentamos os nossos emboras ao grande vate, e oxalá possamos, breve, um’outra vez ouvi-lo.

Bello exemplo
A virtuosa sra. D. Aurelia Candida Pacheco Jordão, que em sua vida foi sempre muito generosa em soccorrer a pobreza e auxiliar as obras catholicas, por sua morte deixou os seguintes legados:
5 contos de réis á Santa Casa.
5 contos de réis ao Asylo,
1 conto ás Damas de Caridade para soccorro dos pobres soccorridos por essa associação.
1 conto de réis a cada uma das igrejas do Carmo, Matriz e Bom Jesus; 500 mil réis ao Conventinho, e 1 conto de réis aos pobres d’esta cidade.
Bello exemplo esse, que deve ser imitado por todas as pessoas abastadas, pois a esmola attrahe as bençams de Deus e abre as portas do ceu ás almas caridosas que empregam parte da sua fortuna em alliviar os soffrimentos do seu proximo.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.

Deixe comentário