GP da Áustria abre a  temporada 2020
Compartilhe

No próximo fim de semana, finalmente terá início a temporada 2020 da Fórmula 1, com o Grande Prêmio da Áustria, que há exatamente um ano, agitou a categoria com uma disputa quente entre Max Verstappen e Charles Leclerc.
O palco da primeira corrida será o circuito de Spielberg, que no domingo seguinte receberá mais uma corrida, o GP da Estíria, como forma de remanejar o calendário devido à pandemia de coronavírus.
O circuito
Localizado nas colinas verdejantes do interior da Áustria, o circuito de Spielberg é de alta velocidade, e os carros ficam mais de 70% do tempo de volta com aceleração máxima. Porém, apesar de ser uma das pistas mais curtas da temporada, com apenas 4,3 km, há diversos pontos de ultrapassagem, o que torna as corridas bastante agitadas.
No ano passado, Charles Leclerc dominou a classificação e liderou quase toda a corrida. Mas havia um Max Verstappen em seu caminho… Depois de cair para oitavo na primeira volta, o piloto da RBR reagiu e, empurrado pelo mar laranja de torcedores holandeses, foi passando um a um dos adversários até colar em Leclerc no fim. Depois de uma primeira tentativa frustrada, Max tomou a ponta na marra e venceu! O toque entre os carros foi investigado, mas os comissários confirmaram a vitória de Verstappen.
A corrida em Spielberg costuma ser disputada no meio do ano, durante o verão na Áustria. O calor e a altitude de quase 800 metros tornam a refrigeração dos carros bastante crítica, o que atrapalhou a poderosa Mercedes nos últimos anos. O asfalto liso e pouco aderente também é um desafio para as equipes.
Foi em Spielberg que Lewis Hamilton teve seu último abandono na Fórmula 1, em 2018. Na ocasião, a quebra da bomba de gasolina tirou o inglês da corrida. Desde então, são 33 provas consecutivas completadas pelo hexacampeão, todas na zona de pontuação.
Ficou na história
O circuito de Spielberg ficará sempre na memória do torcedor brasileiro pelo lamentável jogo de equipe da Ferrari em 2002, quando ordenou a Rubens Barrichello que cedesse a vitória a Michael Schumacher. Rubinho obedeceu apenas na última curva da última volta, e as vaias da torcida contra a interferência da Ferrari foram inesquecíveis.
Que pancada!
Em 2019, Valtteri Bottas sofreu um forte acidente nos treinos livres de sexta-feira. Após perder o carro na curva 6, o finlandês bateu de frente e danificou bastante o carro. Por sorte, o piloto da Mercedes não se machucou. Mas a pancada foi forte!
A agitação tem início hoje com treinos livres em dois períodos. Na manhã de sábado, às 7 horas (de Brasília), acontece o terceiro treino livre e às 10 horas o treino classificatório. A corrida será às 10h10 de domingo.

Deixe comentário