Compartilhe

(Jo 20, 1-9)

por Diác. João Preto Paróquia São Camilo de Lellis

Jesus ressuscitou – Jesus não está morto, Jesus vive! Eis a grande experiência religiosa da primeira comunidade cristã.
Os discípulos começaram a se dar conta da ressurreição do Senhor ao se depararem com o sepulcro vazio. Maria Madalena, alarmada, pensou que o corpo de Jesus tivesse sido retirado à surdina, e colocado em um outro lugar. Pedro, tendo acorrido para se inteirar dos fatos, apenas constatou onde estavam o lençol e os demais panos com que Jesus havia sido envolvido.
O discípulo amado, este sim começou a perceber que algo de muito extraordinário havia acontecido. Por isso, foi capaz de passar da constatação do sepulcro vazio à fé. “Ele viu e acreditou”. Quer dizer, a ressurreição de Jesus, além de ser um fato histórico, é sobretudo uma experiência de fé!
Experiência de fé que até hoje os cristãos católicos celebrar no domingo, isto é, no dia do Senhor, pois Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Jesus Cristo é o Senhor.
O túmulo vazio está dizendo que Jesus não ficou prisioneiro da morte. Jesus está vivo, e vive no meio de nós.
É tão significativo quando o padre diz na hora da missa: “o Senhor esteja convosco”, e nós respondemos: “Ele está no meio de nós!”.
Cristãos somos essas pessoas que fazer essa profunda experiência de fé na presença real de Cristo: presente na Eucaristia, presente na comunidade quando se reúne em seu nome e se reforça no empenho na construção de um mundo novo.
Jesus ressuscitado está dizendo em alto e bom tom: está na hora de viver a nova e eterna aliança, na qual todos nós somos filhos de Deus e irmãos entre nós!
Viver a Páscoa é fazer dessa luz maior a luz de todos os dias da nossa vida: lá em casa, na família, no ambiente de trabalho, na comunidade, enfim, em todos os momentos. E Ele nos garante com a força e vida do seu espírito, do Espírito Santo!
“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!”

Feliz Páscoa!

Deixe comentário