Lançamento de “A filha do Reich” acontece neste sábado
Depois de percorrer eventos literários no Rio de Janeiro (Bienal do Livro) e Nova Petrópolis (Rio Grande do Sul, na 24ª. Feira Literária), o romance “A filha do Reich”, do escritor Paulo Stucchi, terá lançamento em Itu no próximo dia 19 de outubro, às 19h, no Museu da Energia. O evento é co-organizado pela Acadil – Academia Ituana de Letras, da qual Stucchi é membro desde 2011.
Na trama, o publicitário Hugo Seemann viaja na véspera de Natal à cidade de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, para organizar o velório de seu pai – um ex-soldado alemão de nome Olaf de quem sempre fora distante e a quem culpa pela morte de sua mãe.
Lá, de posse de um diário, Hugo começa a descobrir o passado de seu pai no Campo de Trabalhos Forçados de Plaszow, na Cracóvia, onde o jovem soldado alemão se envolvera com uma menina judia que realizava milagres de cura. Em suas memórias, o velho Olaf também deixa ao filho seu dois últimos desejos: que suas cinzas sejam lançadas no Rio Reno, em Colônia, e que uma carta lacrada seja entregue a Mariele Goldberg, a prisioneira judia.
A partir de então, Hugo ingressa em um turbilhão de acontecimentos misteriosos que envolvem um amor impossível, traições, amizade desfeita e milagres que uma obscura organização ocultista fará de tudo para manter enterrados no passado – colocando em risco a vida de Hugo e de todos à sua volta.
Conforme avança, o publicitário vai desnudando a verdade sobre seu pai, sobre os horrores nazistas e sobre si.
Tendo como cenários o Rio Grande do Sul, São Paulo e a cidade de Colônia (Alemanha), a “A filha do Reich” foi apontada como um dos destaques da Bienal do Rio pelo Jornal do Brasil.