1º Sulão de Catequese renova a esperança, a vocação e a missão de catequistas
Compartilhe

Com o tema “Catequista, mistagogo da oração e da esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na oração” (Rm 12,12), o 11º Sulão de Catequese foi realizado entre os dias 11 e 13 de julho de 2025, reunindo centenas de catequistas em Campo Grande (MS). O evento contou com a participação de cinco Regionais da CNBB: Sul 1 (São Paulo), Sul 2 (Paraná), Sul 3 (Rio Grande do Sul), Sul 4 (Santa Catarina) e Oeste 1 (Mato Grosso do Sul).

O encontro aconteceu no colégio e no teatro Dom Bosco (Salesianos) e foi encerrado no domingo com a missa no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, após a peregrinação jubilar a partir do Círculo Militar de Campo Grande. Foram dias intensos de formação, espiritualidade, partilha e vivência sinodal, destacando a dimensão querigmática e mistagógica da Iniciação à Vida Cristã.

A programação foi conduzida por nomes de referência na catequese nacional, como irmã Leni Monfardini e o padre João dos Santos Barbosa Neto, com momentos de oração, oficinas mistagógicas, catequeses e celebrações.

O bispo da diocese de Naviraí (MS), referencial da comissão regional para a Liturgia e a Animação Bíblico-Catequética e presidente do regional Oeste 1 da CNBB, dom Ettore Dotti, dirigiu sua mensagem aos catequistas participantes:

“Meu abraço, minha saudação a todos. Estamos aqui no nosso encontro plenário de todas as dioceses reunidas para viver dias de graça, momentos especiais de formação e convivência, para reforçar a caminhada importantíssima que a catequese tem e deve ter — especialmente neste tempo de mudança, em que somos convidados a recuperar grandes valores.”

Também estiveram presentes ao longo do evento diversos bispos, entre eles: dom Dimas Lara Barbosa (arcebispo de Campo Grande – MS), dom Jacinto Bergman (arcebispo de Pelotas – RS), Dom Otair Nicoletti (Bispo de Coxim – MS e secretário do regional Oeste 1), dom Luiz Gonçalves Knup (bispo da diocese de Três Lagoas), dom Carlos Lema Garcia (bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo – SP) , dom Antonino Migliore (bispo emérito da diocese de Coxim, em visita especial ao Brasil por ocasião do Jubileu de Prata de sua Ordenação Episcopal), além do administrador diocesano da diocese de Jardim, padre Daniel de Oliveira.

A coordenadora da Comissão Regional para a Animação Bíblico-Catequética, Gerônima Barbosa Marangoni, falou emocionada sobre o encontro:

“É emocionante ver como todos estão encantados com tudo o que está acontecendo — desde a organização das palestras, oficinas, até os momentos de confraternização. A palavra que resume este momento, para mim, é gratidão. Gratidão por cada catequista que veio com confiança, movido pela fé em Jesus Cristo.”

O assessor convidado, padre João dos Santos Barbosa Neto, reforçou: “Lembremos sempre da importância de fazer um encontro pessoal com o Senhor. Esse encontro transforma a vida, nos coloca no caminho do céu e dá sentido à nossa existência.”

No encerramento, o secretário executivo da CNBB Oeste 1 e assessor eclesiástico da Comissão Regional para a Animação Bíblico-Catequética, padre André Márcio Nogueira de Souza, também deixou uma mensagem comovente: “Queremos agradecer a todos os corações e mãos generosas que colaboraram para que este 11º Sulão de Catequese acontecesse aqui em Campo Grande.

Para nós, foi uma honra, mesmo com muito trabalho e preocupação. Agora, com o coração agradecido, pedimos a Deus que acompanhe cada catequista em seu retorno às dioceses e comunidades de origem. Que o Senhor renove o coração e a missão de todos. Agradecemos profundamente a Deus e à Virgem Mãe do Perpétuo Socorro por todas as graças vividas neste Sulão. Deus abençoe a todos!”

Elizabeth, catequista da paróquia Senhor Bom Jesus, de Campo Grande (MS), também compartilhou sua experiência: “Estou saindo deste Sulão repleta de novos conhecimentos, experiências e inspirações para levar à minha paróquia e vivenciar com meus catequizandos. Está sendo uma experiência incrível! Estamos conhecendo catequistas de diversas regiões, trocando saberes e fortalecendo nossa missão.”

O 11º Sulão de Catequese renovou a esperança, a vocação e a missão dos catequistas, reafirmando a importância da formação continuada, da mística da oração e do espírito de comunhão eclesial, na missão evangelizadora da Igreja na região sul do Brasil. A XII edição do Sulão de Catequese, comemorativa de seus 40 anos de caminhada, será realizada em Curitiba (PR), Regional CNBB Sul 2, em 2028.