Dom Arnaldo fala da beatificação de Madre Teodora em live nesta terça

O bispo diocesano Dom Arnaldo Carvalheiro Neto participa de uma live pela internet nesta terça-feira (24/06). Ele fala sobre o significado do processo de beatificação da Venerável Maria Teodora Voiron para a Diocese de Jundiaí.
A live faz parte da programação do ano jubilar comemorativo do centenário da morte de Madre Maria Teodora Voiron (1835-1925), realizado pela comunidade das Irmãs de São José de Chambéry, em Itu, onde Madre Teodora viveu grande parte de sua vida.
Madre Teodora
Nascida em Chambéry, na França, a 6 de abril de 1835, Luisa Josephina Voiron entrou para a Congregação das Irmãs de São José, adotando o nome religioso de Maria Teodora. Em 1859, ela chegou a Itu onde viveu até a sua morte, como a principal liderança das religiosas francesas no Brasil.
Madre Maria Teodora foi a primeira Provincial da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil. A religiosa fundou o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, pioneiro na educação feminina no estado de São Paulo, e outros seis colégios em Jaú, Piracicaba, Santos, São Paulo, Taubaté e Franca, além da direção de saúde das Santas Casas de Itu e São Paulo, diversos orfanatos e asilos pelo Estado.
Quando morreu, em 17 de julho de 1925, contava 90 anos com fama de santidade entre os que a conheceram. Desde então há milhares de relatos de graças alcançadas por seu intermédio. Na década de 1940, foi aberta a sua causa de beatificação. Desde 1998, Madre Maria Teodora é considerada Venerável pela Igreja, aguardando que um milagre por sua intercessão seja reconhecido pelo Dicastério da Causa dos Santos, para ser elevada à condição de Bem Aventurada.
Programação especial
Para celebrar o centenário de morte de Madre Teodora, foi preparado um ano de atividades religiosas e culturais, que teve início em julho de 2024, com missa e inauguração do Memorial Venerável Maria Teodora, reunindo documentos, objetos e fotos ligados à sua história, justamente no quarto em que ela passou os últimos anos de vida, presa à cadeira de rodas.
Em janeiro deste ano foi lançada uma Novena pela beatificação de Madre Teodora, pelas redes sociais. O objetivo é promover momentos de oração sobre a vida da religiosa, pedindo a Deus por sua beatificação. A proposta é que os fiéis rezem a Novena todos os meses, a partir do dia 8, preparando-se para o dia 17, que faz memória da morte de Madre Teodora.
Na igreja Nossa Senhora do Patrocínio, todo dia 17 de cada mês acontece um dia especial de orações e homenagens a Madre Teodora, relembrando o dia de sua morte, ocorrida em 17 de julho de 1925. Nesse dia, as visitas à igreja e ao antigo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio acontecem em horário ampliado, das 8h às 18h30. Às 18h30, acontece a Oração do Ofício Divino e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Em alguns dias, há missa às 7h, mas é preciso confirmar. Maiores informações: (11) 4013 7040.
Em maio último aconteceu a Semana Madre Teodora, com celebrações religiosas e atividades com as crianças do Centro Promocional Madre Teodora, mantido pelas irmãs. No mesmo mês, também aconteceu a “Exposição de Presépios visita Madre Teodora”, levando às dependências da igreja do Patrocínio uma exposição que já é famosa na cidade.
No último dia 17 de junho, aconteceu o lançamento do livro “Na trilha da Venerável Maria Teodora Voiron”, com orações e reflexões sobre a vida e os pensamentos de Madre Teodora. Outros eventos estão sendo programados até o mês de julho, quando completam-se 100 anos do falecimento de Madre Teodora.
A live desta terça-feira (24), acontece a partir das 19h30, com a presença de Dom Arnaldo, bispo diocesano de Jundiaí, falando do significado do processo de beatificação da Venerável Madre Teodora para a diocese. A live será transmitida pela página de Madre Teodora no YouTube: https://www.youtube.com/@veneravelMariaTeodora .