Papa Francisco: “o verdadeiro amigo não o abandona, nem mesmo quando você comete um erro”
Compartilhe

Um verdadeiro amigo o corrige, talvez até o repreenda, mas ele o perdoa e não o abandona.

Foi o que disse o Papa Francisco no último domingo (05/05), 6º Domingo de Páscoa, da janela de seu escritório no Palácio Apostólico, no Vaticano, antes da oração do Regina Caeli, para os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

Hoje, o Evangelho nos fala de Jesus que diz aos Apóstolos: ‘não os chamo mais de servos, mas de amigos’. O que significa isso? Na Bíblia, os servos de Deus são pessoas especiais, a quem ele confia missões importantes, por exemplo, Moisés, o rei Davi, o profeta Elias, até a Virgem Maria. Eles são pessoas em cujas mãos Deus coloca seus tesouros. Mas tudo isso não é suficiente, de acordo com Jesus, para dizer quem somos para Ele: é preciso mais, algo maior, que vai além dos bens e dos próprios projetos: é preciso amizade.

“Desde criança, aprendemos como essa experiência é bela: aos amigos, oferecemos nossos brinquedos e os mais belos presentes – sublinha Papa Francisco. “Depois, quando crescemos, como adolescentes, confiamos a eles nossos primeiros segredos; como jovens, oferecemos lealdade; como adultos, compartilhamos satisfações e preocupações; como idosos, compartilhamos lembranças, considerações e silêncios de longos dias. A Palavra de Deus, no Livro de Provérbios, nos diz que ‘o perfume e o incenso alegram o coração e o conselho de um amigo adoça a alma’. Pensemos por um momento em nossos amigos e amigas e agradeçamos ao Senhor!”.

‘A amizade não é o resultado de cálculos nem de coerção: ela surge espontaneamente quando reconhecemos no outro algo de nós. E, se é verdadeira, é tão forte que não falha nem mesmo diante de uma traição. O amigo ama em todo tempo’, afirma ainda o Livro dos Provérbios, como Jesus nos mostra quando diz a Judas, que o trai com um beijo: ‘Amigo, é por isso que você está aqui!’

O Papa enfatiza novamente: “um verdadeiro amigo não abandona, nem mesmo quando você comete um erro: ele o corrige, talvez o repreenda, mas o perdoa e não abandona você”.

E hoje Jesus, no Evangelho, nos diz que, para Ele, somos precisamente isso, amigos: pessoas queridas para além de todo mérito e de toda expectativa, a quem Ele estende a mão e oferece seu amor, sua Graça, sua Palavra; com quem ele compartilha o que lhe é mais caro, tudo o que ouviu do Pai. Até o ponto de se tornar frágil por nós, de se colocar em nossas mãos, sem defesa e sem pretensões, porque ele nos ama, quer o nosso bem e nos quer partícipes do que é seu.

E, assim, perguntemos a nós mesmos: que rosto o Senhor tem para mim? O rosto de um amigo ou de um de um estranho? Eu me sinto amado por Ele como uma pessoa querida? E qual é o rosto de Jesus que eu testemunho aos outros, especialmente àqueles que cometem erros e precisam de perdão?

E Francisco conclui: “que Maria nos ajude a crescer na amizade com seu Filho e a espalhá-la ao nosso redor”.

A oração do Papa pelos gaúchos

Ao final do Regina Caeli, Francisco manifestou sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul com essas palavras:

Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.

“Não à guerra, sim ao diálogo!”

Algumas palavras do Papa Francisco, suficientes para indicar o único caminho possível para o Oriente Médio devastado pela violência: o diálogo. Aquele entre Israel e Palestina que Francisco espera que seja fortalecido.

Que haja paz para que o diálogo entre eles seja fortalecido e dê bons frutos.

Palavras do Papa, proferidas nos dias em que continuam as conversações entre Israel e o Hamas, com mediadores do Egito e do Catar, para o fim da violência em Gaza. Há quem negue qualquer progresso aparente, fontes árabes falam, em vez disso, do “melhor” esboço de acordo já sobre a mesa, cuja aprovação pode ser iminente. O Papa Francisco, dirigindo-se aos fiéis, pede orações para que não desapareça essa oportunidade de diálogo que, como ele disse em tantas outras ocasiões, é uma “necessidade” nesta parte do mundo.

Orações pela sofrida Ucrânia

Francisco também pede orações pela Ucrânia, mais uma vez descrita como “martirizada”, onde os ataques russos continuam. Um dos mais recentes ocorreu em Kharkiv na noite passada, com um ataque de drone kamikaze que feriu seis civis, incluindo três mulheres, dois homens e uma menina de oito anos.

Por favor, continuemos a orar pela atormentada Ucrânia… Ela sofre muito!

Desejos de Páscoa para as Igrejas Ortodoxas e Orientais

Olhando para o leste da Europa e o oriente do mundo, o Papa envia “com muito afeto” suas saudações às Igrejas Ortodoxas e algumas Igrejas Orientais que, de acordo com o calendário juliano, celebram hoje com a máxima solenidade a Páscoa.

Que o Senhor Ressuscitado encha todas as comunidades de alegria e paz, e conforte aqueles que estão em provação. Uma Feliz Páscoa para eles.

As saudações do Pontífice são recebidas com aplausos pelos fiéis na praça, onde cartazes e faixas são agitados e onde há grupos de jovens da Itália e do exterior e várias bandas de várias regiões da Itália tocando antes e depois da presença do Papa: “Obrigado a vocês que tocaram tão bem e espero que continuem a tocar um pouco mais”, disse o Papa sorrindo e acenando com a mão aos presentes.

(Fonte: Vatican News)