Domingo de Páscoa: procissão, missas e celebrações festejam a Ressurreição de Cristo
Compartilhe

As celebrações do Domingo de Páscoa (31/03) completam a festa iniciada na Vigília Pascal. Juntos, compõem a liturgia mais importante da Igreja: celebramos o Cristo que vence a morte e o pecado e vive para sempre junto do Pai.

(Foto em destaque: Procissão da Ressurreição no centro da cidade, no Domingo de Páscoa de 2023. / PASCOM PNSC)

Logo pela manhã, a Procissão da Ressurreição e do Encontro, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, inicia os festejos do Domingo de Páscoa. Duas procissões – uma com a imagem do Cristo Ressuscitado e outra com a imagem de Maria, sua Mãe – relembram o novo encontro entre mãe e filho. Desta vez, não está presente a cruz nem a dor do filho, muito menos o sofrimento da mãe. O filho está vivo, venceu a morte e não morrerá jamais. A mãe está feliz por ver o filho em sua plenitude e grata a Deus por tê-lo ressuscitado.

As missas e celebrações ao longo do dia celebram a Vida Nova trazida por Jesus, por meio de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Vida Nova que está disponível a todos nós e para qual somos constantemente chamados por Jesus. É Ele quem nos convida para celebrar a Páscoa.

Veja abaixo o significado desse dia, uma proposta para reflexão pessoal e a programação das paróquias e comunidades de Itu.

Domingo da Ressurreição: significado

É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança.

Veja o significado de todos os dias da Semana Santa.

Para refletir

Ressuscitou! Aleluia!

Estamos alegres, pois Jesus ressuscitou e, com Ele, ressuscitamos também nós. E começaremos a viver uma vida nova, se fizermos o propósito de mudar alguma coisa, para que os outros possam perceber em nós que Cristo está vivo.

Durante os cinquenta dias da Páscoa, que correspondem do Domingo da Páscoa até a festa de Pentecostes, preparamo-nos para ser testemunhas da ressurreição e participar ativamente da vida da comunidade.

Veja as reflexões para cada dia da Semana Santa.

Programação – Domingo de Páscoa – 31/03 (neste link)