Sexta-feira Santa tem celebrações desde a madrugada, lembrando o sofrimento e a morte de Jesus
Compartilhe

A Sexta-feira Santa (29/03) é o dia em que lembramos o sofrimento, a crucificação e a morte de Jesus. Abandonado pelo discípulos, ele enfrenta a condenação à morte entregando-se totalmente nas mãos do Pai.  

(Foto em destaque: Padre Fernando faz o gesto de adoração à Santa Cruz, na cerimônia da Sexta-feira Santa de 2023, na Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro. / PASCOM PSHSL)

Logo no início do dia, tem continuidade a Vigília Eucarística, pela qual acompanhamos com nossas orações a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, sua prisão e seu flagelo. À tarde, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor marca o momento da morte de Jesus. No final de tarde e à noite, paróquias e comunidades realizam a Via Sacra e a Procissão do Senhor Morto. Outras cerimônias também contribuem para o clima de oração e recolhimento deste dia.

Veja abaixo o significado desse dia, uma proposta para reflexão pessoal e a programação das paróquias e comunidades de Itu.

Sexta-feira Santa: significado

A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas paróquias e comunidades, são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis.

Veja o significado de todos os dias da Semana Santa.

Para refletir

Na Sexta-feira Santa, celebramos a morte de Jesus como passagem necessária para a Ressurreição; é uma lembrança cheia de esperança e de certeza da vitória. É um dia centrado na Cruz, não com ar de tristeza, mas de celebração, uma vez que Cristo Jesus, como Sumo Sacerdote, em nome de toda a humanidade, se entregou voluntariamente à morte para salvar a todos nós.

Neste dia, muitas paróquias e comunidades preparam a encenação da Via Sacra, que constitui uma tradição arraigada no povo cristão, desde os primórdios da Igreja. Na noite da Sexta-feira Santa, muitas pessoas ficam em oração diante da imagem de Cristo no sepulcro, como meio de manifestar e alimentar sua fé na ressurreição, que é onde encontramos o verdadeiro sentido da morte de Jesus.

Veja as reflexões para cada dia da Semana Santa.

Programação – Sexta-feira Santa – 29/03 (neste link)