Na igreja do Bom Jesus
Compartilhe

Muitos peregrinos visitam com frequência o Santuário Geral do Apostolado da Oração erguido em Itu, pelo padre Bartolomeu Taddei, em 1904. A belíssima construção é um anexo da antiga igreja do Bom Jesus, construída em 1765. Até o tempo em que o padre Taddei chegou à cidade, aquele templo era capela da Paróquia de Nossa Senhora Candelária, de discreta devoção ao seu padroeiro, com festa no dia 1º de janeiro e conhecido lugar de caridade cristã através dos antigos capelães.

Já sabemos que Taddei, como missionário, fez obras de reforma, restauração e construção de igrejas, salões paroquiais, hospitais e pontes nas cidades onde passou, mas nenhuma recebeu tanta atenção como a igreja de Itu, que ele tomou para sua casa e escolheu como centro nacional do Apostolado da Oração. Ele passou a viver na igreja do Bom Jesus com os alunos do Colégio São Luís, em 1868 e não a deixou mais, responsabilizando-se pela conservação e culto.

A igreja estava muito deteriorada, construção de taipa, precisando de reparos. Ele organizou uma grande festa para celebrar o padroeiro da igreja, patrocinada pela Baronesa de Itu, Leonarda de Aguiar Barros, com afluxo enorme de pessoas, que compreenderam a necessidade das obras. Conseguiu doações de recursos e, em 1874, fez reparos no telhado e no teto. Os corredores laterais, outrora áreas de serviço e reuniões, foram integrados à nave principal, com abertura de arcos nas paredes. Assim a igreja ficou maior. Da mesma forma, abriu tribunas nos corredores superiores, dando um aspecto mais elegante e possibilitando que mais gente pudesse participar das cerimônias.

E para que tantas obras? Para que a igreja servisse melhor às novas práticas religiosas que a cada dia juntavam mais gente. O Apostolado, criado em 1871 só crescia. Depois vieram as Congregações Marianas, a Conferência Vicentina, a Associação das Damas de Caridade, para desenvolver ações sociais e o catecismo para as crianças.

Ali no Bom Jesus o povo de Itu conheceu melhor a força da oração. Para as situações cotidianas ou nos momentos dramáticos de epidemias, enchentes ou estiagem, o padre Taddei direcionava as orações e sacrifícios ao Coração de Jesus e aos santos que propagaram esta devoção, como Ignácio de Loyola e Margarida Maria Alacoque. Os altares construídos para estes santos até hoje são lugares de fé e devoção do povo de Itu.

A igreja do Bom Jesus, antigo espaço de caridade e devoção, se transformou em centro de enorme afluência de gente, frequentando o confessionário e a mesa de comunhão às primeiras sextas-feiras e nas missas dominicais. Devoto povo participava das rezas, ouvindo a pregação e aumentando seu compromisso com o Cristianismo.

Durante quarenta e oito anos o padre Taddei viveu ali, em um pequeno quarto ao lado do altar. Viajava muito, para as missões, mas sempre voltava, preocupado com a comunidade que ele incentivou. Era a sua casa, que transformou no Centro Nacional do Apostolado da Oração.

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”