Ressuscitou!! Aleluia!!
Compartilhe

O Domingo da Ressureição é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado e ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.

Missa de Páscoa

O Domingo da Ressurreição constitui uma ressonância da Vigília pascal, centro de todo o Ano Litúrgico. São celebradas missas festivas durante todo o Domingo de Páscoa. A liturgia da Palavra contém o anúncio pascal e a recordação dos compromissos da vida nova em Jesus ressuscitado, convidando-nos a participar da vida nova em Cristo.

A palavra “páscoa” vem do hebreu “pessach” e significa “passagem”. Era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento, lembrando a passagem pelo mar Vermelho, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo. Jesus também festejava a Páscoa. Foi o que Ele fez ao cear com seus discípulos. Condenado à morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias após, num domingo logo depois da Páscoa judaica.

A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. O temor dos discípulos em razão da morte de Jesus, transforma-se em esperança e júbilo. É a partir deste momento que eles adquirem força para continuar anunciando a mensagem do Senhor.

Procissão do Encontro – Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Procissão da Ressurreição

Em muitos lugares, como em Itu, o domingo de Páscoa se inicia bem cedo, com a Procissão da Ressurreição. Depois das procissões noturnas que marcam a dor, o sofrimento e a morte de Jesus, a Procissão da Ressurreição é realizada ao raiar do dia, trazendo a imagem do Cristo Ressuscitado, que venceu o pecado e a morte, e está vivo para sempre.

Muitas dessas procissões marcam também o encontro de Jesus com sua mãe, Maria. Antes representada pelo título de Nossa Senhora das Dores, agora surge como Nossa Senhora da Vitória, da Alegria.

Agradecimentos: Prof. Luís Roberto de Francisco

Fontes: Jovens Conectados; Canção Nova; A12; Comunidade Shalom. Portal Franciscanos e Portal CNBB