A Igreja no Brasil – 21/01/2022
Compartilhe

Planejamento PASCOM 2022 – A Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) divulgou na última segunda-feira, dia 17, o planejamento por eixos e atividades gerais para o ano de 2022. O planejamento segue a identidade visual e a campanha vigentes desde o mês de novembro de 2021, “Tempo de esperançar”. “Motivada pelo Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade e com a proposta do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o grande objetivo para o ano de 2022 é a partir de Jesus Cristo, escutar os comunicadores, levando a esperança e a alegria do Evangelho em suas comunidades eclesiais missionárias”, afirma o documento. O arquivo completo pode ser baixado no site: https://pascombrasil.org.br .

Agenda Formativa em Defesa da Vida – O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) acaba de lançar a “Agenda Formativa em Defesa da Vida do ano de 2022”. A presidente do CNLB, Sonia Gomes de Oliveira, na apresentação à obra, afirma que o CNLB deseja firmar seus passos rumo à uma Igreja Sinodal, em saída para as periferias, a serviço da vida. Com 131 páginas, a “Agenda Formativa” do CNLB está disponível em formato virtual, editada de forma a tornar seu manuseio fácil em celulares, tabletes e computadores. O documento pode ser acessado no site: https://www.cnlb.org.br

Chuvas no Pará: Marabá precisa de ajuda! – A cidade de Marabá, no Pará, está vivendo momentos difíceis devido às cheias dos rios Itacaiúnas e Tocantins. A solidariedade está se manifestando pelos governos e pela Igreja. “Nós estamos unidos com o povo sofredor e com todas as pessoas, entidades, governos que ajudam o povo sofredor. As doações devem ser feitas nas secretarias paroquiais. A solidariedade é fundamental no seguimento a Jesus Cristo que esteve ao lado das pessoas mais necessitadas. O amor a Deus, ao próximo como a si mesmo é a palavra de Jesus para ser seguida e vivida”, afirma o bispo local, dom Vital Corbellini. É possível ajudar financeiramente por meio da conta abaixo. Todo o recurso que chegar será destinado à compra de alimentos e outras necessidades para as famílias desabrigadas por causa das chuvas. Diocese de Marabá Past Diocesana – CNPJ : 04.882.130/0001-56 – Banco Itaú cód 341 – Agência 0946 – Conta Corrente 26947-9.

Encontro Mundial das Famílias – Entre os dias 22 e 26 de junho, a Igreja Católica em todo o mundo celebra o X Encontro Mundial das Famílias, com o tema “O amor em família: vocação e caminho de santidade”. Com uma nova proposta apresentada pelo Papa Francisco, o evento será realizado em um formato multicêntrico: em Roma e em cada diocese. “Em Roma, o evento principal, que contará com a presença dos delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo, bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar. Cada diocese é ao mesmo tempo convidada a organizar eventos semelhantes em suas comunidades locais”, diz o site oficial do evento.

Caminho pedagógico guia a juventude ao longo do ano – A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou orientações importantes aos jovens: o Caminho Pedagógico “Nos Rastros”, que tem como objetivo guiar as expressões juvenis ao longo do ano, como um percurso que leve a juventude ao amadurecimento da fé na vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo. O Caminho Pedagógico inicia com a Campanha da Fraternidade, no tempo da Quaresma, passa pela preparação do Dia Nacional da Juventude (DNJ), e é concluído com a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), na Festa de Cristo Rei. O material pode ser acessado no site: https://jovensconectados.org.br

Vice-presidentes da CNBB são recebidos pelo Papa Francisco – Os dois vice-presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, e o bispo de Roraima (RR), dom Mário Antonio Silva, foram recebidos pelo Papa Francisco no Vaticano, no último dia 13. “Foi um momento ímpar para ouvir, falar e agradecer”, definiram os bispos. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado, não participou do encontro por ter contraído a Covid-19. Já o presidente da entidade, dom Walmor de Oliveira, não viajou devido à situação provocada pelas enchentes na Bahia e em Minas Gerais.