A Igreja no Brasil – 10/12/2021
Compartilhe

Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns – Nesta sexta-feira, dia 10, data em que se celebra o 73º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns, em parceria com a Comissão Justiça e Paz de São Paulo e demais entidades, realiza ato para reforçar a importância e a urgência do respeito aos direitos e ao humano. O ato também será uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns, um dos líderes da campanha que culminou na incorporação dos direitos humanos universais à Constituição brasileira de 1988. O ato acontecerá às 10h, no Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns, em São Paulo, com transmissão pela internet.

Família: “santuário da vida” – Na última quarta-feira, dia 8 de dezembro, em que se celebra o Dia Nacional da Família, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, concedeu entrevista ao programa “Aqui em casa”, na TV Pai Eterno. “É no santuário da vida, aí na sua casa, no seu lar, junto com os seus que nós devemos viver a alegria de amar, de viver a gratuidade, de se sentir responsável pelo outro, a alegria de estarmos juntos”, disse o bispo.

Odetinha: “um incentivo à Infância Missionária” – O Brasil ganhou, no mês de novembro, uma nova venerável. Odette Vidal Cardoso, uma menina que faleceu aos nove anos com fama de santidade na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 25 de novembro de 1939, vítima de tifo. Para o arcebispo de Natal (RN) e presidente da Comissão para a Causa dos Santos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Vieira Rocha, a nova venerável poderá ajudar “a descobrir o quanto uma criança pode fazer a transformação que o Brasil precisa” e ainda ser “um grande incentivo para a Infância Missionária”.

O rosto da Igreja na América Latina e no Caribe – A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe revelou a diversidade de rostos e realidades, tanto eclesiais como sociais, presentes no continente. O conhecimento dos dados nos ajuda a elaborar análises mais precisas e a discernir com maior precisão o caminho a seguir. Entre muitos outros aspectos, os dados apontam o México como o país com o maior número de pessoas que se declaram católicas, com 108.796.000 católicos. O Brasil, que por muitos anos ocupou a liderança, passa agora para o segundo lugar, com 106 milhões de católicos.

Missa com parlamentares católicos – Deputados federais e senadores da República participaram, no último dia 2, da Missa com os Parlamentares Católicos. A celebração ocorreu na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Presidiu a eucaristia o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. Na homilia, ele refletiu sobre um modo de testemunhar a fé que vai além das palavras, que é um “testemunho cotidiano” cujo objetivo é construir a vida sobre fundamentos sólidos, assim como o Evangelho indica construir a cidade sobre a rocha.