Comunidade  Santa Terezinha celebra sua padroeira
Compartilhe

No próximo dia 1º de outubro, a comunidade do Bairro Itaim, pertencente a Paróquia São Cristóvão, celebra o dia de sua padroeira, Santa Terezinha do Menino Jesus. A freira carmelita viveu na França, no final do século XIX, e foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa São João Paulo II, graças à sua vida de simplicidade e às suas contribuições para a espiritualidade católica.
Santa Terezinha nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençon, França, recebendo o nome de Marie Françoise Thérèse Martin. Aos 14 anos sentiu o ardente desejo de ingressar no convento, mas devido à sua pouca idade, não lhe foi permitido. Numa visita à Itália, a pequena teve a audácia de pedir diretamente ao Papa Leão XIII que concedesse a autorização. Assim, em abril de 1888, ela adentra o convento do Carmelo com o nome de Thérèse de I’Enfant Jesus (Tereza do Menino Jesus), onde fez os seus votos religiosos em setembro de 1890.
Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si. Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional. Santa Terezinha ficava feliz quando jogava pétalas de rosas ao ver passar o Santíssimo Sacramento no ostensório, e também gostava de jogar flores no grande crucifixo que ficava no jardim do Carmelo. Disse antes de morrer: “Vou fazer chover sobre o mundo uma chuva de rosas”, dizendo assim que iria interceder a Deus sempre por todos os povos.
Depois de passar por terríveis sofrimentos causados pela tuberculose, Terezinha entregou sua alma a Deus em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos de idade. Enquanto agonizava, ouviu duas freiras comentarem entre si, do lado de fora de sua cela: “Coitada da Irmã Tereza! Ela não fez nada na vida… O que nossa Madre poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a notícia da sua morte?”
Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo. Somente depois de morta seus escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade. A jovem e humilde carmelita abriu um caminho novo para atingir a santidade, a célebre “Pequena Via”. Ela foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II e também é considerada a Padroeira das Missões.
Dizia Santa Terezinha: “Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração.”

Festividades começam na terça
Na capela que leva o seu nome, no Bairro Itaim, o tríduo preparatório acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com missa celebrada às 19h. Na missa do dia 30, também será feita a bênção de São Camilo aos doentes. Para isso, pode-se levar o enfermo ou algo dele para ser abençoado. Nesses dias não haverá missa na Igreja Matriz São Cristóvão.
No dia 1º de outubro, Dia de Santa Terezinha, acontecerá a procissão a pé pelas ruas do bairro às 19h30. Na sequência, haverá Missa Solene celebrada pelo pároco, Padre Robinson, com a bênção das Rosas. No sábado, haverá missa às 16h e, no domingo, celebração às 18h.
Nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, após as missas, serão vendidos pastéis e doces, em frente à capela, no sistema “drive thru”. A capela de Santa Terezinha está situada na Rua Antonio Zacharias, s/nº, no Bairro Itaim, em Itu. (Texto: PASCOM PSC)

Deixe comentário