Em família: todos ganham com trabalho voluntário
Compartilhe

Fazer algo para ajudar, seja uma pessoa, os animais ou o meio ambiente, traz benefícios para todos: quem é ajudado e quem ajuda! O trabalho voluntário ainda pode crescer muito no Brasil como um todo, mas é nas pequenas comunidades que ele faz a diferença e ajuda a transformar a vida das pessoas. Inúmeras entidades precisam do trabalho dos voluntários para continuar funcionando. E, além do trabalho presencial, é possível ajudar de forma remota, realizando atividades pela internet.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados em 2019, 7,2 milhões de brasileiros dedicam parte de seu tempo para realizar um trabalho voluntário no país. O número é pequeno, se comparado ao total da população: corresponde a apenas 4,3% dos brasileiros. Mas faz grande diferença para as entidades que se dedicam a causas sociais: muitas delas somente conseguem se manter em atividade graças ao trabalho voluntário de muitas pessoas.
Trabalho voluntário significa aquele trabalho que é realizado de forma espontânea, sem nada que obrigue a pessoa a realizá-lo. E é aí que está a grande beleza desse processo! A pessoa é tocada de alguma forma a realizar uma atividade que possa ajudar a sociedade, a melhorar a vida das pessoas. E dispõe de seu tempo e de suas habilidades para isso. Mas, quem faz trabalho voluntário conta que, além de ajudar, recebe muitas coisas em troca: realização pessoal, satisfação de fazer algo pelos outros, aprende coisas novas e, claro, gratidão e carinho que não têm preço!
Uma pesquisa realizada com voluntários nos EUA indicou que, em menos de 12 meses de trabalho voluntário, puderam perceber os benefícios: 78% dos voluntários entrevistados perceberam que seus níveis de estresse diminuíram; o humor melhorou para 94% deles; 95% acreditam que estão transformando sua comunidade em um lugar melhor; e 96% disseram que o trabalho voluntário enriqueceu seu propósito de vida.

Em busca de maior eficiência

Nos últimos anos, as entidades que se dedicam às causas sociais perceberam que era preciso organizar melhor o seu trabalho para conseguir fazer mais com os poucos recursos de que dispõem. Muitas das atividades vitais para o funcionamento dessas instituições precisaram ser realizadas por voluntários, que nem sempre possuem as habilidades e os conhecimentos necessários. Por isso, muitas delas oferecem cursos de formação para os voluntários.
Outro aspecto importante é a regularidade do trabalho desenvolvido pelo voluntário. O compromisso e a perseverança de quem se apresenta para o trabalho voluntário é fundamental para que essas entidades continuem oferecendo os serviços de forma constante e com qualidade.
A necessidade de aproveitar melhor os recursos fez com que muitas atividades necessárias para o funcionamento dessas entidades passassem a ser feitas por profissionais das respectivas áreas. Dessa forma, uma instituição que cuida de idosos continua precisando de pessoas – das mais diversas formações – para passar um tempo com os idosos, ouvir e falar com eles. Mas também precisam de administradores, profissionais de TI, assistentes sociais, psicólogos, pedreiros, pintores, eletricistas, entre tantos outros profissionais. E muitas dessas entidades permitem que parte dessas atividades seja feita de forma remota, o que amplia bastante a possibilidade de realizar um trabalho voluntário. Basta você escolher o que quer e pode fazer e iniciar uma atividade de ajuda aos outros e a você mesmo!

Primeiros passos para se tornar um voluntário

  1. Concentre-se nas causas que mais o sensibilizam. Você ficará mais feliz e trabalhará por mais tempo se aderir a uma organização que se volte aos temas que mais o preocupam. Tente escolher um lugar que trabalhe com aquilo que desperta a sua paixão.
  2. Identifique as suas capacidades. É muito importante levar em consideração os seus conhecimentos prévios. As organizações sempre precisam de pessoas com habilidades diferentes. Não será difícil encontrar um lugar que esteja procurando alguém como você.
  3. Observe a sua agenda semanal. Faça uma estimativa realista do tempo livre que você tem para dedicar ao trabalho voluntário e inclua todas as suas outras obrigações na conta. Não exagere! Geralmente quem tenta abraçar o mundo, acaba desistindo.
  4. Por quanto tempo deseja ser voluntário? Pode ser apenas por um dia, um mês ou um projeto de longo prazo. Todas são escolhas válidas, mas é preciso definir o que você quer e ser franco com a organização. Além disso, ter um objetivo claro facilita a escolha da organização e do tipo de atividade.
  5. Presencialmente ou pela internet? Além de fazer trabalhos presenciais, é possível trabalhar de forma remota, pela internet. Muitos lugares estão atrás de pessoas para redigir documentos, fazer revisão, entre outras coisas que podem ser feitas em casa.
  6. Procure uma vaga em sites especializados. Existem páginas voltadas para o voluntariado que funcionam como as de busca de emprego. As organizações também publicam as vagas abertas em seus próprios sites. Caso não consiga encontrar um lugar, pergunte às pessoas que você conhece. Talvez elas saibam de um trabalho perfeito para você e seja mais fácil entrar nesse mundo com uma pessoa mais próxima. O trabalho fica mais agradável e divertido na companhia de um amigo!

Sites divulgam vagas de trabalho voluntário

Atados: plataforma social online que conecta pessoas a oportunidades de voluntariado em causas sociais. As vagas podem ser localizadas por cidade, área de atuação e forma de atividade – presencial ou pela internet. Também promove cursos, encontros e eventos de voluntariado. Acesse aqui.

Voluntarios.com.br: site criado por voluntários, conectando as entidades sem fins lucrativos com as pessoas interessadas em fazer trabalho voluntário. Oferece a possibilidade de localização das entidades por meio de cidade, bairro e área de atuação, facilitando encontrar uma organização perto de você. Acesse aqui.

Worldpackers: a plataforma permite viajar trocando hospedagem por trabalho e também oferece oportunidades de trabalho voluntário em todo o mundo. É possível encontrar vagas por habilidades, tipo de instalação e hospedagem, além, é claro, do lugar do mundo para o qual você quer ir. Acesse aqui.

Busca Voluntária: No buscador da página inicial do site, o candidato deve selecionar o estado e o que quer fazer e poderá acessar as vagas que foram cadastradas pelas entidades. Acesse aqui.

Deixe comentário