Padre Joseph Lazenby

Dada a ligação dos jesuítas com os políticos do partido Conservador, em 25 de novembro de 1870 o Presidente da Província de São Paulo, dr. Antonio da Costa Pinto e Silva visitou as instalações do Convento Franciscano e os alunos do Colégio São Luís de Itu. No dia seguinte foram todos, alunos e professores, ao Salto assistir ao lançamento da pedra fundamental das obras da Estrada de Ferro Ytuana. Dentre os mestres estava o irlandês padre Joseph Lazenby, professor de inglês que chegara em 04 de maio. A educação da Companhia de Jesus, focada na formação humanística, privilegiava os estudos de línguas. E as possibilidades eram enormes, afinal alguns missionários vinham de outros países além da Itália, portanto professores nativos.
Lazenby nasceu em 21 de julho de 1824. Com vinte anos entrou para a Ordem dos Jesuítas, em 11 de maio de 1843, na Província da Inglaterra. Fez os estudos regulares entre o País de Gales e a França. As atividades religiosas iniciou no Colégio São Francisco Xavier, em Liverpool.
Destinado às missões, passou pela Argentina e chegou a Santa Catarina em 24 de janeiro de 1865, integrando o primeiro corpo docente no Colégio Santíssimo Salvador. Lecionava inglês e francês. Também atendia espiritualmente as comunidades. No ano seguinte conheceu pessoalmente D. Pedro II que visitou o colégio a caminho da guerra do Paraguai.
Na região do vale do rio Itajaí formou-se uma colônia de ingleses, irlandeses e estadunidenses repatriados. As 98 pessoas, alguns refugiados da Guerra da Secessão, chegaram à comunidade em 11 de fevereiro de 1867. A nova colônia chamou-se Príncipe Dom Pedro, instalada a quatro quilômetros da colônia dos alemães. Foi um dos grupos que deram origem à cidade de Brusque.
Lazenby chegou à região a 22 de dezembro e permaneceu como capelão por quatro meses. A maioria de colonos não falava o português. Em carta aos superiores, datada de abril do ano seguinte, o missionário descreveu a precariedade em que ele e os colonos viviam, morando em barracas. Os conflitos eram frequentes, fruto da bebedeira e falta de ordem moral. Tão logo chegou, o padre se impôs à comunidade, com apelo religioso, conseguindo amenizar as brigas e espancamentos entre colonos. Conseguiu, inclusive a conversão do presidente da colônia, Barzillai Cottle.
Em Itu Lazenby lecionou por dois anos. Em 1872 o encontramos em Recife, professor de línguas e caligrafia. Era também capelão no hospital local. Mas com a expulsão dos jesuítas de Pernambuco, em 1873 retornou à Inglaterra, onde serviu por dezesseis anos em Great Yarmouth, no condado de Norfolk. Doravante sua atividade foi completamente apostólica, em uma comunidade anexa ao Colégio dos Santos Apóstolos. Foi pároco, ministro da casa, capelão militar e dirigiu irmandades de jovens.
Padre Lazenby faleceu a 18 de novembro de 1887, aos 64 anos, em Great Yarmouth. Havia dois anos, tornara-se superior da residência e responsável pela música da paróquia ainda hoje existente.

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”