23º Domingo do Tempo Comum

Diác. Bartolomeu de Almeida Lopes
Paróquia São Judas Tadeu
“Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!”
Evangelho (Lc 14,25-33)
Na liturgia deste domingo, Jesus nos mostra os cuidados necessários para estar com Ele: procurar nos aprofundar nos ensinamentos, deixando que penetre em nossos ouvidos e no nosso coração; dois exemplos de Jesus são diferentes, mas seu ensinamento é o mesmo, ou seja: se o projeto é seguir Jesus, toda sua proposta é buscar na oração, na reflexão, no silêncio com Jesus; em seguida tomar a decisão: se for para ir com Jesus na construção de sua obra em nosso tempo, que seja com carinho, confiança no mestre e aceitar as renúncias, uma vez que já examinamos antes de assumir esta obra que devemos executar, pedindo a Jesus que nos indique qual melhor caminho devemos seguir: Dedicar-se à leitura e escuta do Evangelho, mais meditação para descobrir os chamados a despertar carismas e cultivar um estilo renovado para tal obra.
Jesus também chama atenção, nos convida ao realismo. Estamos vivendo uma mudança sociocultural, é necessário comunicar a fé neste mundo novo que na atualidade precisa ser trabalhada com muita dedicação, procurando conhecer e compreendê-lo bem para a verdadeira prática atuante.
Com os cuidados que se fazem necessários como estratégias de hoje, estudando os costumes das culturas atuais de cada comunidade que neste estudo haja cautela e respeito com a comunidade; como seguidores caminharmos com responsabilidade e lucidez; começar o projeto e dar continuidade para que possa ser concluído todo o planejamento à luz das orações da palavra de Deus e do respeito mútuo.
A proposta de Jesus no Evangelho nos ensina a construir a vida; em algo que amadureça nossa fé, nossos compromissos, a fim de mudar o nosso rumo e nosso comportamento com nossos irmãos; estar ainda previamente preparados para as adversidades, as quais se encontram quando se põe a caminhar no projeto de Jesus. Não é possível lutar a favor do projeto de Deus de qualquer maneira; é preciso lucidez, responsabilidade e decisão (orações, penitência, clamor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo).
A misericórdia te quer misericordioso, a justiça, justo, para que em sua criatura transpareça o criador, e no espelho do coração do homem refulja a imagem de Deus.
A fé dos que assim agem, seus desejos o acompanham e daquilo que amam gozarão sem fim, já que pela doação ao projeto do pai, e indo na direção do ensinamento dos escritos sagrados que nos levam as bem aventuranças e os bem aventurados, os puros de coração verão a Deus (Mt 5,8).
Grande felicidade para quem busca ter um coração puro, e procura viver as virtudes fé, esperança e caridade; e a felicidade de ver a Deus. Buscar a humildade, a oração, pedir a Deus a verdadeira sabedoria, para seguir em frente com o que nos ensina Jesus Cristo.
É preciso saber perdoar, saber evitar as ocasiões que nos afastam da proposta de Nosso Senhor Jesus Cristo, isto se chama sabedoria.