SOUC 2024: “o verdadeiro amor a Deus se manifesta no respeito ao próximo”

A partir deste domingo (12/05), a Igreja Católica se junta a diversas Igrejas Cristãs no Brasil para celebrar a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Neste ano, o tema escolhido é “Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo”, (cf. Lc 10,27), ressaltando a importância do amor ao próximo como expressão genuína da fé cristã.

A SOUC é uma iniciativa de significância global, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos – órgão do Vaticano – e pelo Conselho Mundial de Igrejas. Neste período especial (que varia no hemisfério Norte e Sul), pessoas cristãs se unem em oração e reflexão, buscando fortalecer os laços de fraternidade e compreensão entre as diferentes tradições cristãs, reconhecendo a diversidade e promovendo o diálogo interconfessional.

Os primórdios da SOUC remontam a iniciativas pioneiras que datam do início do século XX. No hemisfério Norte, é celebrada tradicionalmente entre 18 e 25 de janeiro, datas propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico. No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a SOUC no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja.

Para cada ano, um tema de referência bíblica é proposto para orientar as reflexões dos cristãos. Em um contexto de crescente polarização e conflitos, onde cada vez mais pessoas se fecham em suas próprias bolhas ideológicas e religiosas, a SOUC oferece um espaço de encontro e reconciliação. É uma oportunidade para os cristãos reafirmarem seu compromisso com a paz e a unidade, buscando superar barreiras e construir pontes entre diferentes comunidades de fé e reconhecendo que o verdadeiro amor a Deus se manifesta no amor e no respeito ao próximo.

A arte do cartaz

A arte do cartaz da SOUC 2024, escolhida por meio de concurso, foi produzida por Larissa Bichuete, arquiteta e artista de 31 anos, natural de São Paulo, SP.

A autora explicou que o foco principal está na palavra “reconciliação”. Inspirada por suas próprias experiências, ela procurou transmitir a ideia de reencontro, diálogo e escuta mútua como elementos essenciais para a reconciliação. A paleta de cores terrosas representa o solo árido, enquanto o trajeto em vermelho simboliza o óleo e o vinho, e o curativo representa a ferida cicatrizando. Larissa enfatizou que, em sua visão, a reconciliação surge quando as pessoas se unem na mesma direção, buscando aliviar uma dor compartilhada.

Oração da SOUC 2024

Tu, Cristo, vens depositar em nós tua luz de paz. E entendemos que viver em comunhão contigo é descobrir um caminho iluminado pelo teu Espírito Santo.
Nesse caminho, nos chamas a caminhar juntos, com um coração simples, que busca entender mais do que ser entendido.
Tu nos tornas atentos aos dons que podemos receber uns dos outros, na tua Igreja. Tu reanimas em nós o amor da tua Palavra e nos enches da confiança no teu amor oferecido a cada ser humano sem condições.
Queres que seu amor indiviso tenha rostos, nossos rostos, iluminando outros rostos, para que do fogo do teu amor nasça uma nova humanidade de irmãs e irmãos.
Desperte em nós a paixão pela unidade visível de todos os cristãos.
Tu nos chamas a nos tornar juntos testemunhas de reconciliação, de escuta e de justiça.
Abençoa-nos, Cristo, mantenha-nos no espírito das bem-aventuranças: alegria, simplicidade, misericórdia.
Amém.

(Com informações do Portal Conic)