Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Por uma comunicação plenamente humana”
Compartilhe

Neste domingo (12/05), Domingo da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra também o Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituído em 1966 pelo Papa Paulo VI. Para este ano, o Papa Francisco escolheu como tema “Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: por uma comunicação plenamente humana”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi criado a partir das conclusões do Concílio Vaticano II que, no decreto Inter Mirifica, de 1964, apontava a necessidade de se criar uma data anual para refletir sobre o tema. Desde 1967 – quando foi celebrado pela primeira vez – o Dia Mundial das Comunicações conta com reflexões apresentadas pelo Papa, procurando destacar aspectos importantes do mundo da Comunicação que merecem atenção dos que nele atuam.

Em sua mensagem para a 58ª edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada em janeiro último, o Papa Francisco chama a atenção para o crescimento do uso da Inteligência Artificial nos processos de Comunicação, inclusive aqueles que utilizamos todos os dias, por meio de nossos celulares, tabletes e computadores, especialmente nas redes sociais. Francisco inicia o texto, destacando que vivemos um tempo “que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade”.

O Papa reconhece e valoriza o avanço tecnológico conquistado nas últimas décadas, mas lembra que as maravilhas da tecnologia também representam um risco para a humanidade. “Somente dotando-nos de um olhar espiritual, apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana”, ressalta. Segundo Francisco, “a sabedoria do coração é a virtude que nos permite combinar o todo com as partes, as decisões com as suas consequências, as grandezas com as fragilidades, o passado com o futuro, o eu com o nós”.

Diante desses desafios, o que fazer? “A resposta não está escrita; depende de nós”, responde o Papa. “Compete ao homem decidir se há de tornar-se alimento para os algoritmos ou nutrir o seu coração de liberdade, sem a qual não se cresce na sabedoria”, conclui Francisco.

Veja a íntegra da Mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais neste link.

(com informações de Vatican News)