Sinodalidade, Formação e Comunicação: Dom Arnaldo publica Carta Pastoral
Compartilhe

A Diocese de Jundiaí divulga no próximo dia 20/05 a Carta Pastoral escrita pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, apontando três prioridades para as ações pastorais: Sinodalidade, Formação e Comunicação. Será a 11ª Carta Pastoral na história de pouco mais de 57 anos da Diocese.

A Carta Pastoral é uma das modalidades de pregação que o bispo tem à sua disposição. Inaugurada pelo apóstolo Paulo, a prática de escrever cartas para as comunidades que guiava tornou-se um hábito entre os sucessores dos apóstolos, os bispos, especialmente quando iniciam o pastoreio em uma determinada diocese.

“Mais do que um manual de instruções pastorais objetivas, a Carta Pastoral é uma reflexão que procura apontar direções, inspirar ações e iniciar processos”, explicou Dom Arnaldo no artigo publicado na edição nº 587 da revista “O Verbo”.

Nas Cartas Pastorais escritas pelos antecessores de Dom Arnaldo, estão presentes temas relacionados à realidade de cada momento, como o início do pastoreio do bispo em Jundiaí, a preparação para o Jubileu 2000, A Evangelização no Novo Milênio, as Eleições 2018 e as Missões Populares. Cada um dos cinco bispos anteriores escreveu pelo menos uma Carta Pastoral. Dom Amaury Castanho foi o bispo que mais escreveu: 5 cartas.

Dom Arnaldo explica também o propósito e a estrutura de sua Carta Pastoral: “Os passos que desejamos dar na direção de uma ‘Igreja em Saída’ serão apresentados em três ‘Eixos de Orientação’, que servirão de direcionamento de processos de escuta e ação para a Diocese de Jundiaí. (…) Neles, contemplamos três prioridades: a Sinodalidade, a Formação e a Comunicação.”

A cerimônia de lançamento da Carta Pastoral de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto está marcada para o próximo dia 20/05, às 19h30, no Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro – Jundiaí/SP). É necessário confirmar presença até o dia 15/05. Mais informações: (11) 4538-7470.

(com informações da revista “O Verbo”)