5º Domingo da Quaresma
Compartilhe

por Diác.Raimundo Bezerra Neto
Paróquia São Judas Tadeu

“Chegou a hora em que o  Filho do Homem vai ser glorificado”

Evangelho (Jo 12,20-33)

A liturgia deste 5º Domingo da Quaresma apresenta-nos um Deus que se preocupa com seu povo e que mostrar o caminho que os conduz a uma nova Vida. A nova Vida apresentada pelo Pai é seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Por tanto, somos convidados a olhar para Jesus, conhecer suas propostas e assim, identificar-nos com Ele. Uma das propostas da Palavra de Deus é modelar-nos, nos moldar conforme O Senhor é para cada um de nós! Ser moldado no Senhor é, inclusive aceitar os desafios que muitas vezes deparamos. Quantas são as pessoas querem nas dificuldades quer desistir. Quantas foram as dificuldades que Jesus deparou-se e enfrentou; todas, por isso, é vitorioso. Para ser vitorioso não se pode desistir.
Nós, Cristãos, seguidores de Jesus precisamos, sobretudo ter o desejo de ver Jesus. Bonito quando o Evangelho nos apresenta “alguns gregos” que desejavam ver Jesus. Grego aqui, quer dizer alguém que não era do grupo de Jesus, ou seja, um que não conhecia Jesus, porém, desejava ver Jesus. A expressão ver que o texto quer apresentar, vai além do que propriamente entendemos, quer dizer ter uma profunda experiência com O Senhor, conhecer, fazer parte da vida de Jesus.
A Quaresma, entre tantos objetivos, quer despertar no coração do povo de Deus o desejo de uma profunda experiência, que seja capaz de mudar de vida, de hábito, que possa causar uma mudança de pensamento e uma verdadeira transformação espiritual.
O bonito de tudo isso, é que é possível, é a vontade de Deus para nossa vida. Ao ver Jesus, de fato seremos transformados. E para vê-Lo, claro, precisamos do auxílio do Espírito Santo. Com a graça do Espirito Santo em nossas vidas, veremos O Senhor, de um modo especialíssimo, no Sacramento da Reconciliação e na Eucaristia. Além de outras ocasiões, claro, como ver-Lo no próximo, sobretudo os marginalizados.
O Evangelho nos apresenta uma missão bonita de Felipe e André. A missão de levar até Jesus aqueles gregos (desconhecidos). Quantos cristãos se tornam gregos em nossos dias atuais? Muitas as vezes pessoas tão perto de nós! Parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, etc. O chamado que O Senhor faz pra mim e para você é, desejar ardentemente ver Jesus e leva-Lo aos outros.
Quantos cristãos já não querem ver Jesus? Quantos batizados que não pensam em ver Jesus? Observe que tenho focado no cristão. Se nós não temos despertado os cristãos, como despertaremos os que não são cristãos? Claro, o desejo de Jesus é alcançar a todos. Coloquemo-nos, em missão, para que O Senhor faça de nós instrumentos, como Felipe e André!
O Evangelho nos apresenta Jesus angustiado (cf. 27). O que deixa Jesus angustiado hoje? Agora? Angustia quer dizer uma profunda tristeza, uma profunda dor na alma. Certamente o que entristece Jesus hoje, é “meu” pecado, “minha” soberba, ou seja, a distância que “causo” entre “eu” e Jesus. O Senhor nos chama!
Olhemos para Cruz! Nela veremos um Deus de amor e presente em nossas vidas!