Fama de santidade

É próprio dos santos deixarem um rastro de suas obras entre as pessoas. Essa fama extrapola o seu tempo de vida e serve de inspiração. Ao longo do século XX a figura do padre Taddei foi muito lembrada. A igreja do Bom Jesus tem sido o principal lugar das celebrações e solenidades a seu respeito. Mas, em todo o país, o Apostolado da Oração tem recordado os capítulos mais significativos de seu trabalho espiritual e social. Dentre os missionários jesuítas no Brasil, depois de Anchieta, o padre Taddei foi o mais lembrado.
Em 1937, centenário do seu nascimento, houve celebrações, com milhares de romeiros, missas, discursos, inauguração de ruas, placas e um monumento em Itu. A arquidiocese de São Paulo decretou que todos os seus centros Apostolado participassem. Os bispos do Brasil aderiram às celebrações seja escrevendo relatos sobre Taddei ou promovendo atividades em suas dioceses. Em outubro o Colégio São Luís, celebrou a data com missa cantada por D. José Gaspar e sessão solene. Foi dado seu nome a uma via pública no bairro do Pari, na capital paulista.
Em Santos, no santuário do Coração de Jesus, construído por Taddei também houve celebrações com missa, discursos e denominação de uma rua, na Ponta da Praia. Salto também lembrou o seu primeiro pároco com a denominação de uma via pública.
A culminância das comemorações se deu em Itu em 7 de novembro com a presença de 1500 romeiros de Santos, São Paulo, Campinas e Salto. A presença do Arcebispo auxiliar de São Paulo dentre outros bispos, de ex-alunos e a música das bandas deram toque especial ao evento. Inaugurou-se placa comemorativa no Santuário e um monumento de bronze diante da igreja diante de milhares de peregrinos. A municipalidade nomeou o logradouro defronte à residência dos jesuítas de Rua Padre Bartolomeu Taddei. Os monumentos ainda podem ser contemplados em Itu.
Uma edição especial do jornal católico de Itu, A Federação, circulou no dia 7 de novembro, repleta de dados históricos além de diversas matérias a respeito de sua obra apostólica no Brasil. Diversas biografias foram publicadas naquele momento, algumas de teor teológico e doutrinal, avaliando a extensão do trabalho do padre Taddei, outras de cunho histórico. Desde então vêm sendo impressos folhetos com a sua história, distribuídos aos romeiros que visitam o Santuário do Apostolado da Oração e também fazem uma prece ao santo que aproximou o povo fiel do Coração de Cristo.
Dentre as manifestações enviadas a Itu, destacam-se a do núncio apostólico, Bento Aloisi Masella, representante do papa Pio XI, e do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, D. Sebastião Leme. A carta do cardeal contém a mensagem que sintetiza o papel do padre Taddei para a história do Catolicismo: “Trata-se de um dos maiores apóstolos do Brasil de todos os tempos. O renascimento espiritual do Brasil é obra do Apostolado da Oração. Ora, o Apostolado da Oração tudo deve ao padre Taddei.”
Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica
“Padre Luiz D’Elboux”