Ministério do Catequista já é uma realidade na Diocese de Jundiaí

No dia 11 de junho, 113 catequistas da Diocese de Jundiaí foram instituídos ministros catequistas por Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo diocesano. Da cidade de Itu, 17 catequistas receberam o novo Ministério.
(Foto em destaque: Catequista Maria Claudete Camargo, da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, recebendo a Cruz do Catequista. / Comissão ABC – Diocese de Jundiaí)
Criado pelo Papa Francisco em 2021, o Ministério de Catequista pretende “reconhecer a presença de leigos e leigas que, em virtude de seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese”. Em seu Motu proprio “Antiquum ministerium”, documento assinado em 10 de maio de 2021 que criou o Ministério de Catequista, o Papa Francisco reconhece a tarefa do catequista como sendo da “maior importância”, necessária para o “desenvolvimento da comunidade cristã”. “Muitos catequistas competentes e perseverantes realizam uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé”, destaca o Papa.
Segundo Francisco, “o catequista é chamado a exprimir a sua competência no serviço pastoral da transmissão da fé desde o primeiro anúncio até a preparação para os sacramentos da iniciação cristã, incluindo a formação permanente”. Mas o Papa destaca que tudo isso só é possível “através da oração, do estudo e da participação direta na vida da comunidade”, para que a identidade do catequista se desenvolva com “coerência e responsabilidade”. Receber o ministério laical de catequista, de fato, “imprime uma acentuação maior ao empenho missionário típico de cada batizado”.

113 Ministros Catequistas
Na Diocese de Jundiaí, a caminhada para o Ministério de Catequista teve início na Concentração Diocesana dos Catequistas, ocorrida em agosto de 2022, em Louveira. Celebrada por ocasião do Dia do Catequista, a Concentração marcou também a apresentação dos catequistas indicados pelas paróquias para serem os primeiros a receberem o Ministério. Após encontros de formação, retiros, momentos de discernimento e escrutínio, o grupo de 113 catequistas se tornou apto a receber o Ministério de Catequista.
A celebração, ocorrida no último dia 11 de junho, se deu na presença de centenas de fiéis, leigos e clérigos, na Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí. Em sua homilia, Dom Arnaldo destacou a importância do catequista para a caminhada de vivência da fé dos catequizandos e também para a continuidade da Igreja. O bispo abençoou cada um dos catequistas e lhes entregou um crucifixo, símbolo de seu novo Ministério.
Da Região Pastoral 7 – que compreende todas as paróquias de Itu – 17 catequistas receberam o Ministério, sendo eles das paróquias Nossa Senhora da Candelária (2 catequistas), São Camilo de Léllis (1), São Cristóvão (2), São João Batista (2), São José (3), São Judas Tadeu (2), São Luís Gonzaga (3) e Senhor do Horto e São Lázaro (2).
O objetivo é que todos os catequistas atuantes e os que ingressarem futuramente passem pelo processo de formação e também recebam o Ministério de Catequista. Para isso, a Diocese de Jundiaí contará com novas jornadas de formação e preparação que devem ser anunciadas em breve. Atualmente, a diocese conta com cerca de quatro mil catequistas atuantes.
Veja os catequistas de Itu que receberam o Ministério de Catequista :
- Paróquia Nossa Senhora da Candelária
- Meire C. M. Plancowski
- Reinaldo Plancowski
- Paróquia São Camilo de Lellis
- Maria Angélica V. O. Gatti
- Paróquia São Cristóvão
- Gisleine de Jesus L. Souza
- Telma Cristina Pires
- Paróquia São João Batista
- Donizete Oliveira
- Simone Melo Candido
- Paróquia São José
- Maria das Graças F. Cruz
- Sonia R.M. Pavani
- Paróquia São Judas Tadeu
- Camila Aby-Azar Pecchio
- Joice C. P. Rodrigues
- Paróquia São Luís Gonzaga
- Elisangela de O. Bonin
- Roseli Ap. S. Moura
- Sara R. S. Gomes
- Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro
- Andrea Fernandes Mambrive
- Maria Claudete Camargo