Direto do Vaticano – Edição 03/12/2021
Compartilhe

Papa Francisco visita Grécia e Chipre – A 35ª Viagem Apostólica de Francisco teve início na quinta-feira, dia 2, e segue até esta segunda segunda-feira, dia 6. “Uma peregrinação às fontes”, como a definiu em recente mensagem em vídeo aos habitantes dos dois países, “todos, todos – sublinha o Pontífice – não apenas aos católicos”. Para eles, o Papa comunica “a alegria” de visitar estas “magníficas terras, abençoadas pela história, pela cultura e pelo Evangelho”, nos passos de “grandes missionários”, como “os apóstolos Paulo e Barnabé”.

Dia Mundial contra a Aids: “tratamento para todos” – Ao final da Audiência Geral da última quarta-feira, dia 1º, o Papa Francisco citou a celebração do Dia Mundial de combate à Aids. “É uma importante ocasião para recordar as muitas pessoas acometidas por este vírus, para muitas das quais, em algumas regiões do mundo, não está disponível o acesso aos tratamentos essenciais. Faço votos por um renovado empenho solidário para garantir tratamentos de saúde eficazes e para todos”, disse o Pontífice.

“São José ensina a passar da paixão romântica ao amor maduro” – Na Audiência Geral realizada na última quarta-feira, dia 1º, o Papa Francisco dedicou sua terceira catequese ao pai de Jesus, com o tema “José, homem justo e esposo de Maria”. “ Sobretudo nos relacionamentos de amor, de afeto, há dificuldade em passar da lógica da paixão àquela do amor maduro. (…) Amar não é pretender que o outro corresponda à nossa imaginação, mas escolher em plena liberdade as responsabilidades que a vida apresentar”, advertiu.

“Catequista: missão insubstituível na transmissão da fé” – No último vídeo de 2021, com a intenção de oração para o mês de dezembro, o Papa Francisco dedica sua mensagem “aos catequistas e às catequistas”, agradecendo-lhes “pelo entusiasmo interior com que vivem esta missão a serviço da Igreja”. “Vocês têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé. O ministério laical do catequista é uma vocação, é uma missão. E são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos”, disse Francisco.

Alegria de evangelizar – O Papa Francisco escreveu uma carta por ocasião dos 30 anos do Fórum Internacional da Ação Católica. “Que o Fórum sinta de modo profundo a urgência de trabalhar pela fraternidade e amizade social como meio de reconstruir um mundo ferido. Que semeiem no coração de todos essa autêntica espiritualidade cristã, amando e trabalhando por nossos irmãos e irmãs mais sofredores. Que o espírito que anima todos os seus projetos e trabalhos seja o de ser uma ‘Igreja em saída’ que vive a doce e reconfortante alegria de evangelizar; e que isso seja notado”.

“Sonho com um mundo zeloso da Criação e solidário com os mais frágeis“ – Por ocasião do 95º encontro anual das Semanas Sociais na França, que se realizou no último final de semana, em Versalhes, o Papa Francisco enviou uma mensagem com base no tema do evento: “Ousemos sonhar com o futuro. Cuidemos das pessoas e da terra”. Ao iniciar sua reflexão sobre a importância dos sonhos, o Papa partiu de uma citação do saudoso arcebispo brasileiro, dom Hélder Câmara, um gigante na defesa da justiça e dos direitos dos mais vulneráveis: “Quando sonhamos sozinhos, é apenas um sonho; mas quando sonhamos com os outros, tem início uma nova realidade”. E convidou a todos os participantes a “não terem medo de sonhar”.

Paulinos: viver e comunicar o Evangelho com paixão – Às vésperas da memória litúrgica do bem-aventurado Tiago Alberione (26 de novembro), o Papa Francisco recebeu o superior-geral da Sociedade São Paulo, o padre brasileiro Valdir José de Castro, e uma delegação representando as várias Congregações religiosas, os Institutos de vida secular consagrada e agregações de leigos fundados por Alberione. Para Francisco, “este aniversário é para toda a Igreja, e especialmente para os paulinos, a ocasião propícia para fazer memória das “grandes coisas operadas pelo Espírito Santo no Beato Alberione e, através dele, para reafirmar a importância do seu carisma no contexto atual, na perspectiva da nova evangelização”.