Lar Santo Inácio: 80 anos cuidando da infância

O Lar Santo Inácio completou no último dia 16 de setembro, 80 anos de trabalho em favor das crianças em vulnerabilidade social. Com diferentes formas de atuação ao longo de sua história, o Lar Santo Inácio mantém-se fiel aos princípios de sua fundação e projeta para os próximos anos um crescimento no número de crianças atendidas.
Fundado em 1943 com a finalidade de oferecer educação básica e profissional às crianças menos favorecidas, o Lar Santo Inácio surgiu com o apoio dos padres jesuítas que na ocasião residiam na igreja do Bom Jesus. Destaca-se a importante participação da família Luporini Sampaio, especialmente das irmãs Maria Antonia e Maria da Glória, que estiveram à frente da entidade por muitos anos.
Ao longo de sua história, o Lar Santo Inácio passou por uma série de mudanças buscando melhor atender as crianças. Uma delas foi o acordo firmado com a Prefeitura da Estância Turística de Itu em 1979, que possibilitou o funcionamento da EMEI Maria Antonia Luporinni Sampaio nas instalações do Lar, oferecendo educação formal para as crianças no período da manhã e apoio socioeducativo no período da tarde.
A parceria se manteve por mais de 40 anos, mas nesse período aconteceram alterações importantes na legislação que rege o funcionamento das entidades assistenciais. Entre elas, a distinção entre as atuações em educação e assistência social, cada uma com regras próprias e regimes diferenciados, ocorrida em 2020.
Com essas mudanças na legislação, o Lar Santo Inácio passou ter obrigações sociais mais concretas, junto ao Município, ao Estado e à União. Por isso, ao final de 2022 a diretoria da entidade tomou a decisão de retomar sua atuação na área de assistência social, optando, em comum acordo com a Prefeitura, em encerrar o contrato vigente até então.
De acordo com a gestora do Lar Santo Inácio, Sirlei Castellan Rosa Freitas, “essas mudanças na legislação nos possibilitaram pleitear mais recursos e verbas, e também iniciar o processo de atualização do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), que ficou inativo nos últimos anos e que nos permitirá isenção de impostos federais, fundamental para a continuidade do nosso trabalho”.
Volta às origens
Assim, em 2023 o Lar Santo Inácio deixou de abrigar a EMEI Maria Antonia Luporinni Sampaio e voltou a se dedicar ao atendimento social das crianças de 3 a 6 anos, focando suas ações no fortalecimento de vínculos familiares e sociais, por meio do cuidado integral à criança e apoio à sua família.
As crianças frequentam o Lar Santo Inácio em um dos dois turnos (manhã ou tarde), com atividades lúdicas de socialização, recreação e coordenação motora. Recebem duas refeições diárias e apoio integral à saúde, com o acompanhamento médico e psicológico. As famílias são chamadas periodicamente para reuniões em grupos, palestras de conscientização e oficinas com temas variados, como “Geração de Renda”. Quando necessário, as famílias são chamadas para atendimentos individuais, podendo também receber visitas da assistente social.
Para ingressar no Lar Santo Inácio, a família da criança deve preencher um formulário de Intenção de Vaga – que não é garantia da vaga – e passar por um processo de triagem realizado pela instituição. A partir da entrega do formulário – que pode ser feito a qualquer momento do ano – são realizadas entrevistas com as famílias e visitas às residências, procurando traçar um perfil familiar e identificar o grau de vulnerabilidade da criança. Se aprovada, a criança entra em uma lista de espera e será chamada quando surgir uma vaga.
Olhar para o futuro
Para José Alves Ferreira, o Zezinho, presidente do Lar Santo Inácio, “celebrar os 80 anos do Lar Santo Inácio é celebrar um projeto de Deus, que pelas mãos de tantas pessoas e instituições possibilitou o atendimento a tantas crianças e famílias ao longo dessas oito décadas. É também vislumbrar o futuro e procurar fazer ainda mais e melhor.”
O Lar Santo Inácio atende atualmente cerca de 60 crianças e pretende ampliar a capacidade para 150 crianças, 75 em cada turno. Para isso, a entidade conta com o apoio da sociedade com doações, apoio às campanhas e projetos, e também com trabalho voluntário.
As doações podem ser feitas em dinheiro (via PIX ou cartão de crédito) ou em gêneros de alimentação e limpeza, entre outros. Entre as campanhas, destaca-se a da Nota Fiscal Paulista, que permite o retorno de parte de impostos estaduais para a entidade. Para isso, é preciso que as pessoas solicitem a emissão da nota fiscal, sem inserir o número de CPF, e entreguem a nota para a entidade, nos seguintes pontos de arrecadação: Lar Santo Inácio, Igreja Bom Jesus e Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
Com esse mesmo projeto, há a possibilidade de realização de um trabalho voluntário, com a inserção das notas fiscais doadas no sistema do Governo do Estado. O trabalho precisa ser realizado na sede da entidade, com constância, uma vez que as notas fiscais precisam ser cadastradas em até 30 dias após a compra.
Para as empresas, além das doações existe a possibilidade de patrocinar projetos específicos, como “Semear”, “Futuro Verde” e “Oficinas de Geração de Renda”, que necessitam de aporte financeiro para acontecer. A entidade recebe visitas de pessoas e empresas interessadas em conhecer o trabalho realizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O contato para agendamento de visitas, informações sobre doações e trabalho voluntário pode ser feito por telefone: (11) 4023-1181 e (11) 99855-0016 (WhatsApp); e por e-mail: socialsantoinacio@gmail.com
Pizza em prol do Santo Inácio
No próximo sábado (07/10), o Lar Santo Inácio promove venda pizza em prol da entidade. Pizza de mussarela semi-pronta, para ser assada em casa. R$ 35. Vendas antecipadas pelos telefones acima. Retirada na sede da entidade, das 13h30 às 17h. O Lar Santo Inácio fica na rua Paula Souza, 564, no centro de Itu.