Missa marca admissão de noviços e postulantes na Ordem Terceira do Carmo

No último sábado (15/02), a Ordem Terceira do Carmo de Itu acolheu 10 noviços e 9 postulantes durante missa celebrada na Igreja Nossa Senhora do Carmo. A cerimônia foi presidida pelo delegado provincial da Ordem Terceira do Carmo, frei Petrônio de Miranda, O. Carm, com a presença de outros freis e membros da Ordem Terceira de várias cidades.
(Foto em destaque: Os leigos ituanos admitidos no noviciado da Ordem Terceira do Carmo, vestidos com o hábito carmelita, juntos com frei Petrônio, delegado provincial. / OTC Itu)
A Ordem Terceira do Carmo (OTC) é composta por leigos carmelitas que, pela graça batismal e pela profissão na Ordem, são chamados por Deus a exercer de um modo peculiar sua missão sacerdotal, profética e real na Igreja e a ser fermento cristão nas atividades temporais.
Os membros da Ordem Terceira se inspiram nas figuras de Nossa Senhora e do Profeta Elias, pai espiritual da Ordem do Carmo. No meio de suas vidas familiares normais, no local de trabalho, em seus compromissos sociais e relacionamentos com outras pessoas, os membros da Ordem Terceira Carmelita buscam a imagem oculta de Deus.
317 anos de amor ao Carmelo
“A venerável Ordem Terceira do Carmo – Sodalício de Itu – tem 317 anos de caminhada. Nos últimos anos, vivenciou uma grande crise, seja por causa da pandemia ou também dos irmãos e irmãs doentes e idosos que, mesmo com boas intenções, se viram obrigados a se afastarem das atividades”, comentou frei Petrônio.
“Com a chegada do frei Antônio Bento, O. Carm, reitor do Convento do Carmo, o incentivo do Delegado Provincial e da Comissão Provincial para a Ordem Terceira e o apoio da senhora Madalena, formadora, foi possível renascer toda a história. Além desses 19 novos irmãos e irmãs, a cidade já sente um novo ardor carmelitano e muitos já estão procurando o sodalício ituano”, completou.

Hábito carmelita
A Igreja Nossa Senhora do Carmo ficou lotada para a missa de admissão dos noviços e postulantes, com a presença de muitos fiéis da comunidade e de integrantes dos sodalícios da Ordem Terceira de Limeira, Sorocaba, Campinas, Osasco, Bragança Paulista e Mogi das Cruzes.
A cerimônia, presidida por frei Petrônio, foi concelebrada pelos freis Jerry, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Mogi das Cruzes; e pelos freis Antônio Bento e Alonso, do Convento do Carmo de Itu. Frei Clóvis, também de Itu, não pode comparecer mas deixou uma mensagem de esperança e incentivo para os novos carmelitas terceiros.
Durante a cerimônia, noviços e postulantes utilizaram o tradicional hábito carmelita, indicando seu compromisso de seguir os valores do Evangelho e o espírito da Ordem Carmelita.

Como fazer parte
Para entrar na OTC, em qualquer sodalício – palavra que significa comunidade ou confraria e diz respeito aos grupos da OTC – é necessário ser batizado, católico praticante, não pertencer a outra ordem religiosa, desejar seguir o espírito da Ordem Carmelita em sua vida e estar ciente das obrigações para com o sodalício e com a Ordem do Carmo, da qual fará parte.
A formação na Ordem Terceira se dá em quatro etapas, com a duração de cinco anos: Postulantado (1 ano), Noviciado (1 ano), Profissão Provisória (3 anos) e Profissão Perpétua (ao final da Profissão Provisória).
Uma pessoa que se sinta chamada a ingressar na OTC, deve procurar um irmão ou irmã que o apresente ao sodalício ou procurar o Prior ou algum irmão do Conselho do Sodalício, que o orientará.
O Sodalício da OTC de Itu se reúne no 1º e 4º sábados do mês para formação e participa da missa no 3º sábado, às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.
(Fotos: OTC Itu)